quinta-feira, 23 de junho de 2011

SingWriting

Criado em 1974 por Valerie Sutton, a escrita de sinais com o sistema SignWriting vem ganhando cada vez mais usuários. Hoje já são mais de 27 países que utilizam SignWriting em Escolas, Universidades, Associações, e áreas ligadas a comunidade surda. No Brasil desde 1997 vem sendo utilizada na educação de surdos e pesquisa. Já existem algumas obras literárias produzidas no Brasil em Libras escrita em SignWriting, títulos como Uma Menina Chamada Kauana, Cinderela Surda, Rapunzel Surda, entre outras.

Aquisição da língua de sinais por crianças surdas

Há algumas décadas que nos Estados Unidos pesquisadores vêm desenvolvendo pesquisas sobre a língua de sinais americana (ASL) e sobre sua aquisição por crianças.
Todas essas pesquisas tem como sujeitos crianças filhas de pais surdos, portanto a aquisição da ASL se dá como primeira língua (L1) mas, além dessas pesquisas há outras que estão trabalhando também com crianças surdas filhas de pais ouvintes e com crianças ouvintes filhas de pais surdos. Outras pesquisas ainda trabalharam com crianças surdas filhas de pais ouvintes que devido ao fato de não serem expostas ao ASL desenvolvem sistemas de comunicação gestual inventados. Destas pesquisas pode-se destacar que o processo de aquisição da ASL é igual ao processo de aquisição de línguas orais-auditivas, ou seja, obedecendo a maturação da criança que vai internalizando a língua a partir do mais simples para o mais complexo, há as seguintes fases: PRIMEIRA FASE: há um período inicial que se assemelha ao balbucio das crianças ouvintes, nesta fase a criança produz sequências de gestos que fonologicamente se assemelham aos sinais, mas não são reconhecidos como tal, são somente movimentos das mãos com algumas formas.
SEGUNDA FASE- Frase de uma palavra: a criança surda começa a nomear as coisas, aprende a unir o sinal ao objeto, produzindo suas primeiras palavras. Como as crianças ouvintes que ainda não pronunciam corretamente as palavras nesta fase, as crianças surdas também fazem os sinais com erros nos parâmetros por exemplo, podem trocar a configuração das mãos ou o ponto de articulação, mas o adulto compreende que ela produziu um sinal na lingua. Nesta fase são produzidos dois tipos de sinais: a) os sinais congelados: são os mesmos sinais dos adultos, mas sem flexão de número ou concordância verbal ou aspectos. b) Apontar não-lingüítico: aos dez meses uma criança sursa pode apontar para si e para os outros. Mas os pontos para pessoas desaparacem completamente da produção surda lingüística da criança surda aos doze e dezoito meses e só reaparecem depois deste tempo, entre dois a três anos. Talves neste período haja a passagem do apontar não-lingüistico para o apontar lingüístico, ou seja, a utilização dos pronomes de maneira consciente e não simplesmente um apontar para algo.
TERCEIRA FASE- frase de duas palavras: a partir dos dois anos e meio, a criança surda começa a produzir frases de duas palavras, iniciando uma sintaxe, mas ainda as palavras são usadas sem flexão e concordância a ordem das palavras constituirá sua primeira sintaxe. A partir desta fase a criança surda começa a adquirir a morfologia de uma língua de sinais, a aquisição de subsistemas morfológicos mais complexos continua até aos 5 anos, quando também já produzirá frases gramaticais maiores e mais complexas. O primeiro subsistema mais complexo que adquire é a concordância verbal. Como se pôde observar a partir de alguns aspectos o proceso de aprendizagem de uma lingua de sinais é semelhante ao processo de aquisição de qualquer língua e quanto mais cedo uma criança surda entrar nesse processo, mais natural será. Fonte: Libras em contexto (curso básico) FENEIS

Gestuno

Origens do gestuno (pronuncia-se Guestuno)
O gestuno é a língua de sinais internacional é uma língua inventada que difundiu a Federação mundial de surdos em 1951. Em 1973 um comitê criou um sistema standard de sinais internacionais. Trataram de eleger os sinais que melhor se entendiam de várias línguas de sinais para criar uma língua fácil de aprender.
A comissão publicou um livro com uns 1500 sinais. Não tinha uma gramática concreta pelo que muitos dizem que não é uma língua real.
O nome vem do italiano e significa: união das línguas de sinais. Alguns surdos utilizaram esta língua nos Jogos Mundiais para surdos a Conferência de surdos e o Festival de Washington DC mas obviando estas situações seu uso é muito reduzido.
A necessidade de comunicar-se é universal. Para as pessoas surdas a necessidade de comunicação vai unida aos sinais por isso existem tantas línguas de sinais no mundo como línguas orais cada uma delas tem um "acento" ou uns dialetos. Cada língua de sinais é um reflexo do passado na cultura que se desenvolveu e os costumes de sua sociedade.
O que você faria se quiser que lhe entendam pessoas surdas de cada canto do mundo? Pois criar uma língua de sinais internacional que todos possam aprender e entender.
Em 1951 em uma reunião da Federação mundial de surdos se discutiu a idéia de unificar as línguas de sinais (www.handspeak.com). Se deram conta que ter centenas de intérpretes em cada evento não era viável. Assim que no ano de 73 se nomeou ao comitê que criaria e divulgaria a língua de sinais internacional. A comissão de unificação de sinais escreveu um livro com uns 1500 sinais que eram escolhidos de outras línguas de sinais ou inventados a esta língua se chamou gestuno. O nome é italiano e quer dizer algo assim como: unidade das línguas de sinais.
Na Federação Mundial do surdo tem duas línguas oficiais: inglês e francês e todos os seus documentos e correspondência se escreve nestes idiomas. O gestuno se utiliza dentro da oficina e nas assembléias gerais ainda que não se saiba a ciência certa se todos conhecem esta língua. Dentro da oficina o uso do gestuno também está limitado. Os membros com um conhecimento amplo são capazes de expressar princípios muito concretos e idéias abstratas. O gestuno se segue utilizando nos Jogos Mundiais para surdos, na Conferência de surdos e no Festival de Washington, mas a parte destas atividades seu uso é muito restringido.
A idéia de criar uma língua de sinais unificada não foi tão prolífica como esperava a Comissão o mesmo passou com o esperanto. Não houve muitas pessoas capazes de aprender esta nova língua. E com os dispositivos de tradução tão desenvolvidos que existe hoje em dia e o profissionalismo dos tradutores internacionais quem iria querer estudar uma língua inventada?
Pricipios do gestuno
Agora vamos apresentar alguns princípios que se devem utilizar para a comunicação internacional com gestuno (IG). Não podemos esquecer que o IG não é uma língua e sim um sistema de comunicação negociado, assim que devemos ser flexíveis. As línguas refletem uma cultura, por isso os sinais devem ser escolhidos de maneira que se aproximem o máximo a realidade cultural que representam. O gesto para Abraham Lincoln é: mão esquerda [A], a orientação da palma [PO] em direçao abaixo, a orientação dos dedos [FO] em direção a fora, a mão direita [L], PO para baixo, FO para fora, como a estatua comemorativa de Lincoln e C mostrando seu chapéu de copa. Todos conhecemos a Lincoln por suas fotos e seu chapéu de copa. O que nos indica que se alguém não viu nunca as fotos de Lincoln, nem sabe quem é, nenhum gesto destes vai lhe dar a clave. Em todas as línguas é necessário manter aberto o canal e dar-se conta de que a outra pessoa compreende o que você diz, por isso se tem que estar pendentes dos interlocutores. O gestuno é uma língua que faz com que muitos a compreendam e outros não.
Uma série de idéias organizadas é melhor que muitas repetições, mas o "falante" terá que decidir quando deve esclarecer alguma coisa. Os sinais costumam utilizar metonimias, quer dizer, que as línguas de sinais selecionaram parte do objeto para um sinal. Para dizer: cirugía, deves mostrar várias partes do objeto, como a mesa de operações, o paciente, o doutor... Mas, por outro lado, se só se mostra uma parte de um objeto, se deveria descrever toda a situação para chegar ao ponto que se tenta explicar, por exemplo o paciente do cirurgião. Você tem que lembrar de mostrar as três dimensões do objeto, o peso, a largura e a profundidade da televisão são mais importantes, que mostrar uma tela plana. Não repita várias vezes o que você já disse e não trate de dar mais informação se você recebe a informação de que a idéia já está compreendida. Não seja tímido: interprete tudo o que necessite e mostre todos os passos para este processo.
Os sinais podem tratar de qualquer objeto, por exemplo uma caixa, ou podem ser mais específicos e especificar seu tamanho ou qualidades. É possível que necessite utilizar de diferente forma o espaço dependendo de quanto você queira especificar. Também pode utilizar o alfabeto datilológico, utilizando só uma mão como na língua de sinais estadounidense. A letra "t" se faz de outra maneira porque em algumas culturas parece ser um sinal obsceno. O "t" é muito parecido ao "f" da língua de sinais estadounidense, mas com o polegar cruzado ou com o polegar e o dedo índicador cruzados e os demais dedos apoiados na palma. O "m" e o "n" também se representam com os dedos esticados e a mão a vista, de forma que fique claro quantos dedos estão extendidos. É possível que a audiência tenha um alfabeto muito diferente ao que você está utilizando; você deve ser consciente disso e por esta razão soletrar devagar e de maneira clara. Se você conhece o alfabeto com o que se manipula a sua audiência, podería utilizar-lo para facilitar a compreenssão. Quando se mantem uma conversação que as duas pessoas implicadas utilizam alfabetos diferentes, a conversação é mais fluida se cada um utiliza o alfabeto que conhece o outro.
Os números varíam muito dependendo das línguas de sinais. O gestuno expressa os números da seguinte maneira. Todos os números se realizam com a orientação da palma para fora e com os dedos para cima. O zero se representa as vezes como um "O" e as vezes como um "F", pela forma redondeada que se forma ao unir o dedo índicador e o polegar. Os números do 1 ao 5 se representam levantando o dedo indicador e adicionando primeiro o dedo anular, (os falantes de língua de sinais estadounidense, representan o "W" de forma parecida, juntando o dedo minguinho ao polegar) depois o polegar se desvía em direção aos quatro dedos e se baixa, e finalmente se mostram os 5 dedos. Do 6 ao 10 se representa adicionando dedos ao NDH com a soma do 5 na DH. Se um número é maior que 10, se representa primeiro o 1 e depois o 0, assim "548" será: cinco-quatro-oito; os sinais vão se representando primeiro na mão direita e depois na esquerda (se não considerarmos as pessoas com alguma dificuldade), isto facilita muito a leitura dos mesmos. As datas não levam pantos, assim que "1462" sería: um-quatro-seis-dois. Se deve ter um certo cuidado com algumas representações já que muitas línguas de sinais utilizam diferentes representações para os mesmos conceitos.
O gestuno utiliza os sinais das línguas de sinais indígenas de cada país para representar esse país, assim o sinal para representar Noruega será o que se utilize nesse país, etc. Antes de realizar o sinal se existe a probabilidade de que a audiência não entenda a que país, cidade, região, provincia, etc, se refere o falante, se resume o que explique os diferentes lugares, para evitar dificuldades.