quinta-feira, 7 de abril de 2011

TRAGÉDIA NA ESCOLA NO RIO DE JANEIRO

Fala dos alunos :
"Todo mundo deitou no chão e se manteve em silêncio. A professora pediu para que a gente ficasse sem fazer barulho para não chamar a atenção do matador", disse.

"Muito colega chorando, eu pensei comigo 'se ele entrar todo mundo morre'. Fiquei feliz quando vi a minha mãe, mas foi um filme de terror. Não dá para esquecer uma coisa como essas."

Hoje chorei ao ver o Jornal Nacional, acredito que todos nós professores, nos imaginamos em uma situação de violência absurda dessa. E questionamos, o que podemos fazer para evitar ato dão desumano como esse? Acredito, que devemos continuar nossa tarefa de ensinar e mais, de percebermos que a cada dia somos um alicerce para as crianças das nossas salas de aula. Como? Infelismente muitos de nossos alunos, diria que a maioria, não encontra disciplina, respeito, amor e compreensão dentro de casa.
Logo, nós como professores sem percebermos estamos fazendo essa tarefa da família. E claro como todo ser humano, erramos às vezes, por não percebermos que aquele aluno tímido e retraído às vezes esta sofrendo por insatisfação, bullying e até mesmo por uma colocação verbal sem pensar, podendo assim acender um sentimento de fúria e violência.
É díficil de falar sobre tudo isso, más gostaria muito que todos professores  refletissem sobre a importância de sua atuação dentro de sala de aula. Haja vista que para maioria de nossos alunos somos o único exemplo de sucesso que eles tem.
 Erci Gaspar

2 comentários:

  1. Como mãe e professora não há como ,não está de luto junto com todas aquelas família.
    Penso apenas que a hora de repensar a educação de nosso país, pois é preciso muitas mudanças.
    Os professores precisam estar sempre atentos aos alunos e suas particularidades, mas, em que situação os professores trabalham?Como observas aspectos tão minuciosos com salas superlotadas onde mal conseguem transmitir os conteúdos programáticos.
    E a família?Há valores que devem ser transmitidos no lar; e hoje por motivos diversos não vem desempenhando seu papel com deveria ser. Há professores que trabalham 12 horas por dia sem ter condição de acompanhar sua própria família.
    E o poder público?Há inúmeros alunos, professores, famílias inteiras que precisam de psicólogo, psiquiatra, neurologista e aguardam meses em uma fila quando conseguem atendimento.
    Não há como classificar culpados ou inocentes quantos as falhas educacionais existentes, mas temos que ter a certeza de que há muito trabalho a fazer.
    Professora:Marina Lopes de Oliveira

    ResponderExcluir